Segunda Guerra Mundial

Tópico em 'Informativos' criado por SnoopyLRD, 23 de Fev. 2020.

Estado do tópico:
Fechado para novas respostas.
  1. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Olá pessoal! Como a recepção do tópico informativo sobre a Primeira Guerra Mundial e do Holocausto foi muito boa, decidi trazer sobre a Segunda Guerra!
    Vamos lá!​

    [​IMG]
    Segunda Guerra Mundial

    O que foi?

    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico global que aconteceu entre 1 de setembro de 1939 até 2 de setembro de 1945, durante o século XX. Foi a maior guerra da história, mobilizando mais de 100 milhões de militares.


    O que causou?

    Vários motivos são responsáveis pela Segunda Guerra Mundial, dentre eles: Crise de 29, o descontentamento alemão com o Tratado de Versalhes (o agravamento da crise econômica aumentou o sentimento de derrota e fracasso entre alemãs, que viram nos ideais do Partido Nazista, a saída para a situação enfrentada pelo país. A frente do Partido, estava Adolf Hitler, que chegou ao poder em 1933), as ideologias fascistas e nazistas, e o expansionismo japonês. Porém, o estopim da guerra foi a invasão da Polônia coordenada pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939. Após isso, França e o Reino Unido declararam guerra a Alemanha em 3 de setembro de 1939.


    Formação de alianças

    Os países envolvidos na Segunda Guerra formaram duas alianças:

    • Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos

    • Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
    [​IMG]
    Hitler e Mussolini, ambos líderes de países do Eixo


    [​IMG]

    Aliados ocidentais (países independentes)
    Aliados ocidentais (colônias ou ocupações)
    União Soviética
    Eixo (países)
    Eixo (colônias ou ocupações, incluindo a França de Vichy)



    Fases da Segunda Guerra Mundial


    A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases:


    Supremacia do Eixo (1939-1941): nessa fase, tornaram-se notórios o uso da blitzkrieg (guerra-relâmpago)e a conquista de diversos locais pelas tropas da Alemanha. Além disso, na Ásia, os japoneses (do Eixo) conquistaram uma série de territórios dominados por britânicos, franceses e holandeses.


    Equilíbrio de forças (1942-1943): nessa fase, os Aliados conseguiram recuperar-se na guerra, tanto na Ásia quanto na Europa, e equilibraram forças com os alemães. Essa fase ficou marcada pela indefinição de quem ganharia o conflito.


    Derrota do Eixo (1944-1945): nessa fase, o Eixo estava em decadência. A Itália foi invadida; Mussolini, exonerado de seu cargo; os alemães e japoneses passaram a ser derrotados sucessivamente e ambos os países entraram em colapso.


    Os alemães queriam invadir a União Soviética, e tinham três objetivos: Moscou, Leningrado e Stalingrado. A capital soviética (Moscou) quase foi conquistada porque os alemães chegaram a poucos quilômetros dela, mas falharam. Leningrado foi cercada pelos alemães durante 900 dias e deixada para morrer de fome – os relatos sobre a fome na cidade mostram o desespero da população diante da falta de alimento.

    [​IMG]
    Tropas alemães em Minsk, Bielorrúsia

    O ponto-chave da Segunda Guerra Mundial aconteceu em uma cidade do sul da União Soviética: Stalingrado. A conquista dessa cidade era crucial para os alemães garantirem o controle sobre os poços de petróleo do Cáucaso, além de ser simbólico conquistar a cidade que levava o nome do líder da União Soviética, Josef Stalin.

    A luta em Stalingrado foi duríssima e estendeu-se de julho de 1942 até 1943. Apesar de vários êxitos, a ofensiva alemã ficou paralisada na Batalha de Moscou e, posteriormente, a contraofensiva do inverno soviético levou as tropas alemãs a recuar. Em Stalingrado, os alemães sofreram a derrota que iniciou a virada dos Aliados.
    [​IMG]
    Destruição em Stalingrado

    Outros acontecimentos importantes durante a guerra

    Durante os acontecimentos principais da Segunda Guerra Mundial, outras coisas também ocorriam. Dentre elas, podemos destacar:

    Holocausto: criação de campos de concentração para judeus, homossexuais, negros, deficientes físicos e opositores políticos onde todos eram executados e tinham seus cadáveres cremados. Postei um tópico explicando mais detalhadamente, clique aqui para conferir.
    [​IMG]

    Bombardeio na base americana de Pearl Harbor: O ataque destruiu 21 navios e 347 aviões, matando cerca de 2403 pessoas e ferindo outras 1178. Este fato marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, obviamente do lado dos Aliados.
    [​IMG]


    Bombardeamentos atômicos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki: Esses bombardeios das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. A bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto. Dentro dos primeiros 2-4 meses após os ataques, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil seres humanos em Nagasaki; cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação.

    [​IMG]
    A esquerda a bomba sobre Hiroshima, a direita sobre Nagasaki.​

    O fim da Segunda Guerra Mundial

    A batalha final no cenário de guerra europeu foi travada em Berlim, na capital da Alemanha, onde foi organizada a resistência final dos nazistas em uma situação tão desesperadora que havia tropas compostas por idosos e crianças. O ataque a Berlim foi realizado apenas pelos soviéticos e, logo após as tropas do Exército Vermelho entrarem no Reichstag (Parlamento alemão), Hitler e sua esposa (Eva Braun) cometeram suicídio. O comando da Alemanha foi transmitido para Karl Dönitz, e os alemães renderam-se oficialmente no dia 8 de maio de 1945.

    No cenário asiático, a guerra teve fim oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram sua rendição incondicional aos americanos. A rendição japonesa só foi assinada por conta do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, como dito anteriormente.

    Morte de Mussolini: Em 27 de abril de 1945, com a aproximação das forças aliadas à cidade de Milão, o ditador italiano Benito Mussolini foi capturado pela resistência italiana. Em 28 de abril, Mussolini foi fuzilado em Giulino (uma freguesia de Mezzegra), os outros fascistas capturados com ele foram enviados para Dongo onde foram executados. Os corpos foram enviados para Milão, onde foram pendurados na Piazzale Loreto.

    Morte de Hitler: Em 30 de abril, com a Batalha de Berlim se abatendo sobre si, percebendo que tudo estava perdido e não desejando sofrer o mesmo destino de Mussolini, o ditador alemão Adolf Hitler suicida-se no seu Führerbunker juntamente com Eva Braun, sua companheira com quem havia se casado há menos de 40 horas antes do suicídio. Historiadores dizem que Hitler se suicidou utilizou uma cápsula de cianeto e com uma arma de fogo.

    Rendição das forças alemãs na Itália: Em 29 de abril, dia anterior a morte de Hitler, O General da SS Karl Wolff assinou os termos de rendição em Caserta em nome do General von Vietinghoff, depois de prolongadas negociações não autorizadas com as Forças Aliadas, vistas como grande suspeita pela União Soviética, que acreditava tratar-se de um acordo de paz separado. No documento, Wolff concordava com um cessar-fogo e a rendição de todas as forças sob comando de Vietinghoff às 14:00 do dia 2 de maio. Assim, depois de algumas discussões entre Wolff e Albert Kesselring cerca de 1.000.000 de soldados na Itália e na Áustria renderam-se incondicionalmente ao general britânico Harold Alexander no horário previamente combinado.

    Rendição das forças alemãs em Berlim: A Batalha de Berlim terminou no dia 2 de maio. Nessa data, o General der Artillerie Helmuth Weidling, comandante da defesa aérea de Berlim, entregou incondicionalmente a cidade ao general Vasily Chuikov do Exército Soviético. No mesmo dia os comandantes dos dois exércitos do Grupo Armado Vistula ao norte de Berlim, renderam-se aos aliados ocidentais.

    Consequências

    Aproximadamente 55 milhões de pessoas morreram na Europa e na Ásia. Mas também há pesquisadores que falam em até 80 milhões de mortes. Dos 26 países envolvidos no conflito, a União Soviética sofreu as maiores perdas, com 26 milhões a 27 milhões de mortos. A Polônia registrou até 6 milhões de mortes, o que corresponde a 17% de sua população na época. Seis milhões de judeus foram assassinados na Europa.


    A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais caro da história: 100 bilhões a 200 bilhões de dólares (incluindo Alemanha e Japão). Mais recentemente, dois historiadores alemães calcularam que os danos de guerra causados pela Alemanha chegam a 7,5 trilhões de euros em valor atual.


    Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por intensas e radicais transformações. Logo após a guerra já estava predefinido o cenário que caracterizaria o mundo pelas décadas seguintes: o da bipolarização do período da Guerra Fria. O Leste Europeu foi ocupado pelas tropas da URSS, e toda essa região ficou sob a influência do comunismo soviético.


    As potências dos Aliados reuniram-se em 1945 e debateram a respeito das mudanças territoriais que aconteceriam no mapa europeu. Assim, a Alemanha, por exemplo, perdeu territórios para os soviéticos. A Alemanha foi ocupada por tropas britânicas, americanas, francesas e soviéticas.


    Após a Segunda Guerra, foram criados tribunais que julgaram os crimes de guerra cometidos por alemães e japoneses. Pessoas que estiveram diretamente envolvidas com o Holocausto dentre outras atrocidades foram julgadas no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg e no Tribunal Internacional para o Extremo Oriente.


    Após o final da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, (ONU) e responsável pela manutenção da paz entre as nações. A intenção de uma organização como a ONU é evitar que outro conflito de tais dimensões aconteça novamente.


    Curiosidades

    • Apenas 20% dos homens que nasceram na União Soviética em 1923 sobreviveram a Segunda Guerra Mundial.

    • Nessa guerra, o soldado mais novo do exército dos EUA se chamava Calvin Grahan e tinha apenas 12 anos de idade. Ele conseguiu ir para a guerra pois mentiu sua idade quando se alistou na Marinha dos EUA e sua idade real só foi descoberta quando ele foi ferido.

    • O sobrinho de Adolf Hitler, William Hitler, serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

    Fonte: Fatos Desconhecidos.

    [​IMG]

    Esse foi o tópico. Deixe sua opinião, e caso perceba que eu tenha esquecido de algo, comente abaixo! Obrigado pelo apoio.
     
  2. FredHDBanned6
    Membro desde:
    10 de Fev. 2020
    Postagens:
    156
    Curtidas recebidas:
    106
    Caralho, que foda

    Queria mt que tivesse algum designer que fizesse umas logos pra tu, pra tu poder organizar melhor e deixar o mais top possível
     
    0
    curtidas
  3. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Valeu
    Eu sei fazer essas logos, só não fiz porque achei que ficaria melhor sem, se não ficaria com muitas imagens, já q é um tópico informativo
     
    1
    curtidas
  4. xXSamaelXx
    Membro desde:
    1 de Fev. 2020
    Postagens:
    109
    Curtidas recebidas:
    26
    Gostei, eu sempre gostei de fatos históricos, mas tipo a guerra, na vdd eu nunca pesquisei nada por preguiça :p, mesmo assim, eu gosto de saber sobre coisas do passado :I
     
    0
    curtidas
  5. Tazer
    Membro desde:
    15 de Jul. 2017
    Postagens:
    1.084
    Curtidas recebidas:
    1.088
    Muito brabo e bem organizado, só acho que você poderia ter falado mais sobre o Dia D.

    Se for fazer mais tópicos assim, posso tentar criar umas logos pra vc
     
    0
    curtidas
  6. st4ckayyy
    Membro desde:
    31 de Jan. 2020
    Postagens:
    1.236
    Curtidas recebidas:
    267
    Imagino o trabalho que teve para pesquisar, organizar e escrever. O fórum está repleto de tópicos fúteis, precisamos de mais como os seus, meus parabéns.
     
    0
    curtidas
  7. Ikarzin
    Membro desde:
    6 de Fev. 2020
    Postagens:
    188
    Curtidas recebidas:
    72
    Valeu ajudou na minha pesquisa futura de História. =D
     
    0
    curtidas
  8. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Obrigado xD

    Valeu pela ajuda, mas eu sei fazer essas logos, só não usei nesse post pq achei que ficaria esquisito, esse tipo de tópico já tem várias imagens por si só.
    Mas da próxima vez eu tento usar algumas logos e vejo se fica legal.
     
    1
    curtidas
  9. yShout
    Membro desde:
    17 de Nov. 2019
    Postagens:
    14
    Curtidas recebidas:
    6
    Tava estudando agora pro enem e esse tópico me salva, boa iniciativa mano o/.
     
    0
    curtidas
  10. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Obrigado pelo elogio =)
     
    0
    curtidas
  11. yCat_Gamer
    Membro desde:
    14 de Jan. 2018
    Postagens:
    103
    Curtidas recebidas:
    25
    Coisas que aprende na aula, porém bem detalhado, gostei!
     
    0
    curtidas
  12. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Valeu xD
    Postagens mesclada, 25 de Fev. 2020, Postagem original: 24 de Fev. 2020
    Revivendo tópico ​
     
    1
    curtidas
  13. Bowsz_
    Membro desde:
    20 de Mar. 2019
    Postagens:
    818
    Curtidas recebidas:
    366
    Ficou top d+, parabéns.
    Continua. :P
     
    1
    curtidas
  14. yClud_
    Membro desde:
    6 de Mar. 2018
    Postagens:
    852
    Curtidas recebidas:
    206
    Cara, eu gosto da segunda guerra porque ela nos mostra que o poder corrompe, e outra os líderes de cada país era estrategista demais, como o líder da Rússia agiu na época, como Hitler deixou se levar pela ambição e como outros países se prejudicaram, eu amo ler sobre ela.

    Magnífico trabalho.
     
    0
    curtidas
  15. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Eu também gosto muito desse assunto. Valeu pelo elogio!
     
    0
    curtidas
  16. Haskow
    Membro desde:
    20 de Nov. 2019
    Postagens:
    2.625
    Curtidas recebidas:
    517
    Tópico perfeito, melhor do que muito site na internet. Meus parabéns!
     
    0
    curtidas
  17. _zMeninuGoD_
    Membro desde:
    26 de Nov. 2017
    Postagens:
    793
    Curtidas recebidas:
    525
    Tópico incrível e perfeito, Aprendi mais aqui doque na escola.
     
    2
    curtidas
  18. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
    Obrigado pelo apoio xD
    Postagens mesclada, 1 de Mar. 2020, Postagem original: 27 de Fev. 2020
    revivendo tópico
     
    0
    curtidas
  19. Encryptedx00x
    Membro desde:
    30 de Nov. 2018
    Postagens:
    12
    Curtidas recebidas:
    2
    eu to ficando louco
     
    0
    curtidas
  20. SnoopyLRD
    Membro desde:
    18 de Fev. 2019
    Postagens:
    361
    Curtidas recebidas:
    354
Estado do tópico:
Fechado para novas respostas.